Verde.png

Plantando o futuro da Amazônia

A Amazônia Agroflorestal é a empresa responsável pela cadeia de valor do Café Apuí Agroflorestal, o primeiro café agroflorestal sustentável da Amazônia brasileira. Realizamos parcerias para a implantação de sistemas agroflorestais, para a certificação orgânica e ainda garantimos que 100% do café produzido seja comprado por um valor justo! Distribuímos e vendemos um café de qualidade para todo Brasil e ainda valorizamos a floresta em pé através do Pagamento por Serviços Ambientais aos produtores parceiros. Nós só crescemos junto com a floresta!

_DSC2416_edited.jpg

VALORIZAÇÃO DA
FLORESTA

Fomentamos práticas sustentáveis em nossa cadeia produtiva do início ao fim para manter a floresta em pé.

PERFIL EMPREENDEDOR

Acreditamos na aprendizagem contínua, sempre em busca de soluções, com autonomia, sem medo de errar e inovando para potencializar a bioeconomia.

PESSOAS NO CENTRO

Agimos com empatia dentro e fora da empresa, com respeito, ética e transparência para sempre considerar o impacto social de nossas ações e valorizar a potência das diversidades.

VISÃO
ESTRATÉGICA

Estamos sempre focados em melhorar nossos resultados e eficiência para atingir nossos objetivos estratégicos.

Nossa História

Apuí, Amazonas, é uma cidade marcada na história pelo maior projeto de assentamento rural do país, o PA Rio Juma. O que trouxe uma população (do sul, sudeste e nordeste do Brasil para a cidade) que tinha a cultura de plantação do café.
 

No entanto, devido às condições climáticas e de solo muito diferentes, o café plantado no Amazonas tinha uma baixa produtividade e muitos produtores abandonaram seus cafezais e preferiram outras produções, como a pecuária extensiva, que hoje é o principal meio de produção da região. Nos anos 2000, os produtores perceberam que os pés de café que haviam sido abandonados e estavam crescendo à sombra de outras árvores tinham uma produtividade maior do que aqueles que estavam sendo cultivados de forma tradicional. Com a ajuda do Idesam, perceberam que a sombra causada por espécies nativas de rápido crescimento forneceram um microclima ideal para um café de qualidade e mais produtivo.
 

Assim, nasceu o Café Apuí Agroflorestal, uma alternativa sustentável que aumenta a renda do produtor rural, regenera a floresta e ainda gera outros produtos dos Sistemas Agroflorestais, como mandioca, arroz, cacau, buriti, entre outros que ajudam a reduzir a insegurança alimentar das famílias produtoras. 
Em 2018, uma nova conquista: a certificação orgânica participativa obtida em parceria com a Rede Maniva de Agroecologia, único OPAC (organismo participativo de avaliação de conformidade) da região Norte do Brasil. 

 

“Quando a gente forma um grupo que acessa a certificação orgânica participativa, os agricultores começam a acessar mercados, e outras políticas públicas de interesse, porque começam a se organizar e a perceber o poder da união. A certificação participativa vai agregando consigo processos, é muito mais um meio do que um fim” diz a especialista Marina Yasbek

 

Desde a primeira implementação do Sistema Agroflorestal (SAF), em 2012, o Café Apuí Agroflorestal foi crescendo graças à parceria com diversas instituições do Brasil e do mundo e, especialmente, às parcerias locais com os produtores e com o Sr. Estevão, responsável pela torra do nosso café. Com o crescimento do projeto, veio o próximo passo: a criação da Amazônia Agroflorestal em 2019 para garantir a compra de  100% do café produzido a um preço justo, acima do valor de mercado e com premiações de agroflorestal, orgânico e de qualidade e sua comercialização. 
 

Assim, fechamos um ciclo virtuoso! Desde a implementação dos SAFs, a certificação orgânica e as oficinas para mulheres e jovens de Apuí e região, à presença do Café Apuí Agroflorestal nas mesas do Brasil e do Mundo, com o sabor e a energia da floresta amazônica. 
 

A Amazônia Agroflorestal vem crescendo cada vez mais e pretende ser um exemplo para outras empresas que atuam na região. Para que isso ocorra, continuamos atuando em rede e com o apoio essencial do Idesam, nosso parceiro técnico para expansão da Iniciativa Café Apuí Agroflorestal. Através de um modelo que alia investimento a fundo perdido e investimento privado, a Amazônia Agroflorestal pretende regenerar 300 hectares com espécies nativas e café conilon, evitando o desmatamento de mais de 13 mil hectares de floresta até 2026 através do Projeto de Pagamento por Serviços Ambientais. 

Equipe Amazônia Agroflorestal

Equipe de Apoio do Idesam

Para seguir com nosso importante trabalho, a Amazônia Agroflorestal conta com o apoio técnico fundamental do Idesam, mantendo nossa união desde o início pelo fortalecimento da bioeconomia e desenvolvimento sustentável na Amazônia brasileira.

Conselho Administrativo