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Nova marca do Café Apuí representa expansão do projeto

Em parceria com a empresa FutureBrand, Idesam e startup Amazônia Agroflorestal lançam nova identidade visual do produto.



Divulgação | Idesam Com informações da FutureBrand

Conhecido como mês da Amazônia, setembro marcou também uma nova fase para um produto que tem a região como protagonista. O Café Apuí, que tem como pilar fundamental o manejo responsável e a criação de oportunidades para a comunidade local, evolui sua marca em um momento de expansão.


“Nossa intenção ao mudar a marca do Café Apuí Agroflorestal é marcar uma nova fase para o Projeto. E isso através de uma nova identidade que falasse em todos os aspectos sobre a Amazônia. Seja nas cores, símbolo, tipografia, os desenhos”, explica Jonatas Machado, diretor comercial da Amazônia Agroflorestal.


A nova fase citada por Jonatas tem como palco principal o município berço do projeto, Apuí, no sul do Estado do Amazonas. Hoje com 28 famílias envolvidas apenas no plantio, a expectativa do Idesam é que esse número seja multiplicado nos próximos meses, com a implantação de 175 hectares de novos sistemas agroflorestais (SAF) em Apuí.

A expansão é possível graças a parcerias do Idesam com investidores, como WeForest e a ReNature.


Na ocasião do lançamento, realizado de forma digital nas redes sociais, os parceiros do Idesam destacaram alguns elementos utilizados e seus significados.

“Exploramos a brasilidade em uma identidade que respeita e valoriza o que faz parte do bioma amazônico, mantendo vivo não só o olhar para comunidade e seu potencial de desenvolvimento como também o destaque para a agrofloresta, em um novo olhar para Amazônia”, explica Nelio Bernardelli, líder do projeto na FutureBrand São Paulo.


Extraídas da natureza, as cores traduzem o cotidiano do Café Apuí e reverenciam o que o ecossistema tem de mais icônico: o marrom da terra, o amarelo do sol e o azul do céu.

Bernardelli destaca ainda a forma como as ilustrações foram concebidas: em linhas contínuas. “Essa expressão visual reforça a ideia de um modelo de negócio que interliga de forma positiva o café, a comunidade local e a floresta.


E como nada existiria sem os agricultores, eles estão presentes nas linhas dessa nova identidade, para representar a comunidade e seu ecossistema. “Esse foi o principal motivo de mudarmos. Queríamos representá-los através de uma marca que demonstrasse cada vez mais o nosso trabalho prol da Amazônia em pé”, finalizou Jonatas Machado, da Amazônia Agroflorestal.


O projeto Café em Agrofloresta


Oitavo município do Brasil com a maior taxa de desmatamento decorrente da produção pecuária insustentável e sem ganhos sociais, Apuí/AM se tornou o cenário ideal para a implantação de um programa voltado à regeneração de terras degradadas. Por meio da iniciativa de resgate e valorização das tradições da agricultura familiar, aplicando técnicas de Sistemas Agroflorestais (SAFs), desde 2012 o Idesam e agricultores locais trabalham juntos no projeto Café em Agrofloresta.


Com o uso de tecnologias adequadas e acessíveis aos produtores, além de regenerar áreas degradadas, o fomento à atividade trouxe benefícios sociais e econômicos para as famílias envolvidas no projeto ao longo de toda a cadeia produtiva. O projeto oferece todo um suporte aos produtores, desde a coleta das sementes para produzir as mudas até a comercialização do café.


Com todo esse trabalho de apoio na cadeia local, o projeto gerou dois produtos: o Café Apuí Agroflorestal (o primeiro do tipo na Amazônia) e o Café Apuí Agroflorestal Orgânico, que despontam como uma alternativa sustentável de geração de renda para conter o desmatamento.


#ProduçãoRuralSustentável #CaféApuíAgroflorestal #Marca

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