top of page

Iniciativa publica Guia de Manejo destinado a produtores de café

Atualizado: 11 de ago. de 2023

Material serve de base para auxiliar na poda, adubação, controle de pragas, colheita, pós-colheita, certificação orgânica e comercialização

Texto: Camila Garcêz/Idesam

Foto: Dai Dietzmann


A colaboração entre a expertise do campo e a metodologia técnica na produção de café agroflorestal na Amazônia, resultou na publicação do Guia de Manejo e Boas Práticas de Produção de Café Agroflorestal, lançado este mês pelo Idesam e Amazônia Agroflorestal. A produção, que também contou com apoio da reNature, organização parceira do Idesam, torna acessível o conhecimento teórico e prático desenvolvido em parceria com produtores locais ao longo de dez anos.


O Guia é um documento público que auxilia as atividades de campo de produtores que cultivam café produzido em Sistemas Agroflorestais (SAFs). Os SAFs buscam otimizar o uso de recursos naturais, ao utilizar em um mesmo espaço, tanto árvores, quanto espécies agrícolas. A otimização de uso de recursos decorre da possibilidade do sistema absorver luz solar em diferentes estratos de copas de árvores e das espécies agrícolas, além de absorver nutrientes em diferentes profundidades do solo, em função da existência de tipos distintos de raízes no sistema.


Ainda, esses sistemas captam gás carbônico e o estocam em seus troncos, galhos e folhas, gerando um efeito benéfico ao clima. Dependendo de seu desenho, os SAFs também podem possuir grande diversidade de plantas, o que auxilia no equilíbrio local reduzindo a necessidade de insumos químicos e agrotóxicos. A especialista de Serviços Ambientais do Idesam, Elen Blanco, explica que o Guia foi construído e pensado em uma linguagem acessível aos produtores.


“Ele vai ser distribuído para as mais de 80 famílias parceiras na produção do Café Apuí Agroflorestal e trata de todas as etapas do manejo, desde a adubação, poda, colheita, pós-colheita, transição para certificação brasileira de produção orgânica e comercialização. Será uma importante ferramenta para essas famílias”.

Ela também menciona que a ideia do Guia surgiu durante as oficinas de manejo, realizadas pelo Idesam e Amazônia Agroflorestal, em parceria com a reNature. “Nosso propósito era facilitar o acesso a materiais de simples compreensão para as famílias parceiras, dando autonomia para que não fiquem dependendo das visitas técnicas para resolver possíveis contratempos na produção”, conta, referenciando outro material publicado há alguns anos, que conta a história do Café Apuí Agroflorestal e algumas orientações de manejo. “Era uma literatura mais densa, um material de quase 100 páginas. A ideia desse Guia é disponibilizar um material acessível para o produtor com muitas figuras, esquemas, sentenças diretas e objetivas a fim de facilitar esse entendimento e as boas práticas no cultivo”, destaca.


Dentro da nova publicação há informações importantes sobre o controle de pragas, com passo-a-passo indicando materiais necessários, preparo e imagens ilustrativas. Também disponibiliza um calendário com as principais atividades, destacando o período ideal para serem realizadas. Anderson Moreira, coordenador de produção agroflorestal da Amazônia Agroflorestal destaca que o Guia estabelece uma relação muito prática na comunicação com as famílias parceiras, entendendo a assistência técnica continuada como uma ferramenta de educação não formal.


“Ter um guia ilustrado, objetivo, descrevendo as etapas de forma cronológica e os cuidados do café dentro de um sistema agroflorestal que regenera a floresta, é uma ferramenta superimportante e auxilia o trabalho da equipe técnica em suas visitas e capacitações que ocorrem dentro da iniciativa. O Guia de Manejo é um compilado das experiências práticas exitosas já experimentadas por essas famílias, com normas técnicas das instituições parceiras e a expertise de um grupo de colaboração técnica e metodológica”.

O material é um importante documento de consulta permanente para técnicos e famílias produtoras e será disponibilizado de forma impressa para os produtores parceiros na primeira semana de agosto, durante oficina de capacitação que será realizada em Apuí. A versão online já se encontra disponível na biblioteca do site do Idesam.

58 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page