top of page
  • Foto do escritorAmazônia Agroflorestal

Café Apuí Agroflorestal na LCOY: Café Oficial de um Evento Transformador!


Palestra Oceano, Terra e Biodiversidade.
LCOY. Palestra Oceano, Terra e Biodiversidade.

É com grande alegria que celebramos nossa participação no evento LCOY (Local Conference of Youth), evento preparatório da COP (Conferência das Partes) da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre mudanças climáticas. Ser o café oficial dessa iniciativa em Recife foi um privilégio e estamos empolgados em contar um pouco sobre essa experiência inspiradora.


A juventude mobilizada nesse evento foi simplesmente incrível! São as pessoas que estão lutando pelas mudanças necessárias para a construção de um mundo com justiça climática e pela união da sociedade para ajudar quem está na ponta. Participar deste debate tão profundo sobre mudanças climáticas foi um dos momentos mais enriquecedores que tivemos até hoje. A preocupação genuína dos participantes, especialmente em relação aos impactos nas populações mais vulneráveis, nos tocou profundamente porque se conecta diretamente com a nossa razão de ser no mundo.


Como café agroflorestal, nascemos com a missão de gerar renda sustentável na Floresta Amazônica e causar impactos positivos na natureza. Isso significa propor ciclos produtivos para a economia que, ao invés de apenas consumir recursos naturais, incluem em sua estrutura um saldo positivo para o meio ambiente, no nosso caso, a regeneração da floresta amazônica e a melhoria da qualidade de vida das pessoas que ali vivem. Até hoje, já são mais de 159 ha de áreas de floresta recuperadas com nosso modelo agroflorestal e mais de 3000 ha de floresta conservada com nosso projeto de pagamento por serviços ambientais. Tudo isso enquanto garantimos a compra de toda a produção de café agroflorestal de nossas famílias parceiras a um preço justo, com pagamento adiantado e crescente.

Essa foi uma discussão que também tivemos na LCOY, pois a possibilidade de venda de um produto sustentável a um preço justo é um desafio para muitas famílias. Precisamos valorizar o produto que vem do campo, da agroecologia, assim valorizamos o trabalho de milhares de famílias e transformamos o mundo. Hoje, as famílias parceiras da nossa Iniciativa recebem três vezes mais com a compra do café agroflorestal do que em 2017. Isso sem contar outras receitas promovidas pelo sistema agroflorestal, com outras culturas que servem para sua subsistência e complementação de renda.


Participamos do Painel Oceano, Terra e Biodiversidade, contribuindo para a discussão sobre com nosso exemplo de como as empresas podem se adaptar e colaborar diante dos desafios climáticos. Em eventos como a LCOY vemos que, como parte da comunidade empresarial, temos a responsabilidade de nos posicionar e colaborar para enfrentar os desafios globais ao lado dos governos, terceiro setor e toda sociedade. Mostramos todos os dias com nosso trabalho, ao lado de várias outras marcas da sociobioeconomia, que é possível construir cadeias produtivas regenerativas e convidamos cada vez mais empresas a fazerem o mesmo. Parabenizamos a organização pelos debates tão relevantes e agradecemos pela oportunidade de fazer parte desse movimento por um futuro mais sustentável.


bottom of page