top of page

A Inspiração dos Pequenos Produtores com Moises Ribeiro


Moises agachado em sua lavoura, ao lado de uma melancia

Em busca de novas fontes de renda, o produtor Moises Ribeiro, residente em Apuí e produtor parceiro do Café Apuí Agroflorestal, se destacou ao inovar na produção de melancia e milho, cultivando-os durante todo o ano dentro do sistema agroflorestal. Com a criação de gado não sendo suficiente para cobrir os custos de vida, ele decidiu investir na lavoura em 2019. Desde então, ele encontrou estabilidade financeira que antes parecia mais distante. Na iniciativa, deixamos aberto para que nossos produtores parceiros escolham o que cultivar em uma parte do sistema, adequando-se melhor ao seu contexto e gerando renda antes do café estar em ponto de colheita (cerca de 3 anos).

Ribeiro revelou que a necessidade de garantir uma fonte de renda mais estável o levou a plantar melancia e milho. Observando a alta demanda desses produtos no mercado e a ausência de concorrência no município, ele começou a cultivar melancia e milho em três ciclos anuais, alcançando uma impressionante produção de 80 toneladas de melancia e 20 mil espigas de milho verde por ano. Este esforço resultou em uma receita bruta de aproximadamente 100 mil reais anualmente. Esse é um ótimo exemplo da potência da agricultura familiar, por isso a iniciativa Café Apuí Agroflorestal busca apoiar sempre as famílias parceiras com capacitações, garantindo a compra do café, com pagamento de premiações.


"Desde 2019, com o cultivo de melancia e milho, minha renda melhorou significativamente. Não precisei mais buscar trabalhos fora da propriedade. Agora, minha principal fonte de renda é voltada exclusivamente para a lavoura", afirmou Moises Ribeiro.


Mesmo com seu sucesso, Moises Ribeiro enfrenta desafios consideráveis. Ele destacou os altos custos de produção, incluindo distância de deslocamento, preço do calcário, adubos granulados, mangueira de irrigação e sementes de qualidade, como os principais obstáculos. Além disso, ele mencionou a falta de suporte técnico fora da iniciativa e as péssimas condições das estradas, que dificultam o escoamento de sua produção, ainda mais para pequenos produtores e no caso das frutas como a melancia, que são mais frágeis e no balanço do caminhão podem se perder com o impacto.

A história de Moises Ribeiro é um exemplo inspirador de resiliência e inovação entre os produtores de Apuí. Seu sucesso demonstra o potencial da agricultura familiar em sistemas agroflorestais (SAF) para transformar vidas e fortalecer a economia local. É uma prova de que, com determinação e estratégias bem planejadas, é possível superar adversidades e prosperar.


5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page